Como fazer a criança ler 1 Livro por Semana

f compartilhe
Como fazer a criança ler 1 Livro por Semana

A leitura é um ato cultural e é importante que os adultos desenvolvam esse hábito para que a criança também aprenda a desenvolver. A partir do momento que a criança vê os pais lendo um jornal, um livro, uma revista, aquilo automaticamente passa a fazer parte do cotidiano e por consequência, da vida.

Criar o momento da leitura em família, compartilhar o assunto lido, será um exemplo bacana. Mostre opções interessantes para cada faixa etária.

A leitura trará mais ideias, conhecimentos e fará a criança entender melhor o mundo. Cada novo livro será um tijolo que ajudará a construir novas formas de ver a vida.

Se você junto com a criança adotar uma rotina, será muito mais fácil fazer com que ela por si só tenha vontade de ler.

Faça da leitura um prazer, a leitura precisa ser algo agradável. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão.

Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. 

Converse com a criança sobre o livro, sobre as figuras, os personagens, como ela acha que vai ser o final da história, sua parte favorita. Assim você vai ver como está o entendimento dela e poderá ajudá-la a desenvolver uma boa interpretação.

Comece com livros pequenos, com livros que se tornaram filmes. Assim a adaptação será legal e tranquila. Parabenize cada avanço, dê recompensas para estimular, faça com que a criança tenha um objetivo e que consiga chegar ao final com boas lições.

E quando você perceber, sua criança já estará fazendo da leitura uma prática de sua rotina.


Confira alguns benefícios em estimular o registro de um diário

f compartilhe
Confira alguns benefícios em estimular o registro de um diário

Hoje, com tanta tecnologia a disposição, escrever um diário, talvez pareça muito retrógrado. Mas na verdade, praticar esse ato, trará bons resultados.

Essa é uma metodologia terapêutica altamente eficaz. A prática de escrever um diário pessoal estimula a autoestima e a criatividade. A dedicação de um tempo à escrita pessoal, implicará na reflexão diária, muito importante para a saúde.

O momento de escrever um diário proporciona um estado de relaxamento. Com esta prática, você se sentirá confortável consigo mesmo e poderá exteriorizar tudo o que aconteceu durante o dia.

Todo esse exercício forma uma autoterapia. Exprimir as experiências diárias é um tratamento psicológico caseiro. Escrever um diário ajudará na compreensão do estilo de vida.

Um diário em que registramos nossas experiências, percepções e sentimentos é a melhor maneira de mudar alguns hábitos, desabafar e corrigir erros.

Conheça alguns dos benefícios

1. Contribui para a saúde mental

O nível cognitivo e emocional aumenta à medida que se começa a colocar os pensamentos no papel todos os dias. Além disso, esse processo ajuda a reordenar a psique e outros processos psicológicos.

2. Melhora a saúde física

Foi comprovado por pesquisas que escrever um diário pessoal é positivo também para a saúde física. O hábito de escrever eventos diários sem medo é a técnica perfeita para melhorar a autoestima.

3. Funciona como terapia

Escrever um diário pessoal narrando os fatos cotidianos drena toda a energia ruim. Além disso, ajuda a enfrentar os medos e os problemas com boas vibrações.

4. É um exercício de relaxamento

Com o hábito de escrever para si, você conseguirá relaxar e exprimir tudo o que aconteceu ao longo do dia com prazer. Por ser pessoal, haverá a libertação do peso que estava na sua mente e você escreverá com liberdade.

5. Ajuda a evitar os mesmos erros

Se for mantido por um tempo, o diário vai guardar um registro de todas as aventuras e pensamentos. Em momentos difíceis é possível voltar e reler algumas páginas do passado para tentar não cometer os mesmos erros.

E então, que tal estimular essa prática junto com sua criança? Com as diversas opções de diários que encantam desde a capa, o momento de expor os sentimentos, se tornará ainda mais prazeroso.


Confira 10 Livros que ensinam os valores de vida para as crianças

f compartilhe
Confira 10 Livros que ensinam os valores de vida para as crianças

O Que Cabe no Meu Mundo é uma coleção com 10 volumes que trabalha os diversos tipos de valores de vida. Cada livro ensinará e orientará as crianças a aprender sobre valores e virtudes com histórias divertidas e cativantes:

  • Amizade;
  • Humildade
  • Gentileza;
  • Perseverança;
  • Justiça;
  • Respeito;
  • Honestidade;
  • Generosidade;
  • Responsabilidade;
  • Solidariedade.  

Em cada edição o autor traz a intenção de ensinar ao pequeno leitor valores que podem mudar a sociedade e fazer o mundo melhor, sem perder o lado psico-pedagógico.

Totalmente ilustrado, possuem no final de cada livro uma carta, escrita por um psicólogo, com orientações para os pais e educadores.

Uma obra maravilhosa para as crianças e também para os adultos, onde há o incentivo a leitura, a aprendizagem e ao resgate de valores e padrões para uma sociedade mais justa, amigável e igualitária. Um presente para os alunos e para toda a família!

Vamos conhecer um pouquinho do que cada livro contém?

Sobre Amizade

As crianças, ao entenderem o sentido da verdadeira amizade, aprendem não somente a respeitar a liberdade dos outros, mas também que elas podem ser livres quando apoiadas por amigos verdadeiros.

Sobre Generosidade

A criança desenvolve naturalmente a idéia de Generosidade quando começa a se comover pelo sofrimento do outro. Essa capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir simpatia pela situação dele, é a semente da generosidade.

Sobre Gentileza

É agindo com gentileza que nos tornamos gentis, é vendo (e copiando) as pessoas dizerem "por favor", "obrigado" e "desculpe-me" que aprendemos a respeitar os outros e a agirmos corretamente.

Sobre Honestidade

Para existirem pessoas honestas, não basta haver boas regras ou leis, é preciso saber que existem boas pessoas dispostas a seguir as boas leis e isso nós aprendemos quando crianças.

Sobre Humildade

Optar por demostrar o valor da humildade para as crianças, através das nossas palavras e, principalmente, atitudes, é escolher que tipo de pessoa nós queremos que elas sejam no futuro.

Sobre Justiça

Para que a criança aprenda a agir com justiça devemos demonstrar, com as nossas ações, que todos os seres humanos, independentemente do quanto sejam diferentes de nós, tem igual valor. As crianças aprendem muito mais com os exemplos vivenciados do que por palavras ditas.

Sobre Perseverança

Ensinar perseverença para nossos filhos vai além de simplesmente estimulá-los a tentar de novo até conseguir o objetivo desejado (a simples repetição dos mesmos comportamentos); significa ensinar-lhes o valor da paciência, da resistência, da autodisciplina e da capacidade de confrontar o medo, a incerteza, a intimidação e a insegurança.

Sobre Respeito

Ensinar a importância do Respeito às crianças não é apenas ensiná-las que as pessoas, as leis e as regras devem ser respeitadas, ela deve aprender a importância de respeitar a individualidade e as limitações das outras pessoas.

Sobre Responsabilidade

À medida que agimos com responsabilidade e cumprimos nossas tarefas e obrigações, acabamos tornando isso um hábito. Quando através de nossas atitudes, incentivamos nossas crianças a serem responsáveis, estamos construindo pessoas mais capazes de cuidar das coisas, das pessoas e do mundo.

Sobre Solidariedade

Uma das maiores lições que os pais podem oferecer aos seus filhos é lhes mostrar que não é somente nas grandes catástrofes (enchentes, trombas d'agua, deslizamentos, secas, epidemias) que a solidariedade pode ser praticada. O gesto solidário pode ser ensinado às crianças em pequenos momentos do dia a dia.

Agora que você já conheceu um pouquinho sobre cada exemplar, venha até a Cia do Saber Livros e presenteie sua criança com estes belos ensinamentos.


10 maneiras de estimular a criança a apreciar os livros

f compartilhe
10 maneiras de estimular a criança a apreciar os livros

Em um mundo tecnológico, fazer com que as crianças apreciem a leitura de um bom livro, nem sempre é tarefa fácil.

Criar o hábito da leitura, desenvolverá a habilidade de interpretação na vida adulta. 

A educação dos pequenos, merece atenção especial, estar presente e dar bons exemplos é muito importante para uma boa formação.

Um estudo com mais de 17.000 pessoas, registrando seus hábitos de leitura e sucesso acadêmico desde crianças, descobriu que aqueles que liam por prazer não só se saíam melhor com seu vocabulário e ortografia, mas também em matemática.

Conheça 10 formas de fazer com que a criança aprecie os livros:

1. Leia em voz alta para elas;
 
2. Analise junto, as figuras de gibis, revistas, rótulos. Faça-os interpretar. Figuras também são uma forma de leitura;
 
3. Desenvolva atividades com livros, mesmo com os bebês e crianças bem pequenas;
 
4. Deixe-os contar a história lida, sem interrupções ou correções;
 
5. Realize o momento do Faz de Conta. E deixe que a imaginação flua, para que possam criar suas próprias histórias;
 
6. Dê o exemplo. Leia, escreva, crie, deixe formas de leitura bem a mostra pela casa;
 
7. Leve as crianças para comprar e alugar livros. Dê liberdade de escolha;
 
8. Possibilite um espaço para montar uma mini biblioteca em casa; 
 
9. Ensine sua criança a fazer suspense, caras e bocas, gesticule, demonstre sentimentos e reações diferentes para relatar os trechos dos livros;
 
10. Leve seus filhos sempre que houver hora do conto, teatro infantil e atividades similares na cidade.

Faça da leitura uma parte essencial da vida das crianças. Deixe que explorem os cardápios, nomes de filmes, receitas, placas na rua, guias de jogos e outras informações práticas da sua rotina. Pois a leitura é parte de nosso dia a dia.
 

 


Conheça a importância da motricidade fina para as crianças

f compartilhe
Conheça a importância da motricidade fina para as crianças

O desenvolvimento motor humano possui diferentes etapas, acompanhando cada fase em que o indivíduo se encontra. Esses ciclos devem ser respeitados, pois são de extrema relevância para a aquisição de diversas habilidades que serão utilizadas no decorrer do crescimento.

Para treinar o desenvolvimento motor superior da criança, na fase pré-escolar, é importante que pais e educadores estimulem a criança no movimento de pinça. Habilidade essa, que aperfeiçoará a motricidade fina. Possibilitando desta forma mais firmeza no estágio da escrita.

A coordenação motora fina, utiliza os músculos pequenos das mãos e do antebraço para realizar atividades que requerem maior precisão e refinamento.

A importância de desempenhar um treinamento nesses membros deve começar desde muito cedo.

Esse estímulo pode vir com o simples movimento dos dedos ( como uma pinça mesmo, abrindo e fechando a ponta dos dedos) até o colorir de livros interativos. Criar um ambiente lúdico neste período, fará com a criança aceite com mais facilidade esta nova fase, compreendendo o desenvolvimento do seu corpo.

Explore junto com a criança, proporcione momentos prazerosos, oferecendo brinquedos, lápis, pincéis. Colore junto, brinque junto.

Segundo (Le Boulch;1988, p. 11)
"É na fase pré-escolar que a criança toma consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações.


4 lições de vida do livro O pequeno Príncipe

f compartilhe
4 lições de vida do livro O pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe, um livro carregado de ensinamentos. Trechos são lembrados e falas repetidas várias vezes, por cada um que teve o prazer de lê-lo.

Esta obra foi publicada em 6 de abril de 1943 apresentando aos seus leitores o pequeno herói da obra mais famosa do autor Antoine de Saint-Exupéry.

O livro conta a história de um piloto que, após derrubar seu avião no deserto do Saara, encontra um garotinho conhecido pelos leitores como o Pequeno Príncipe.

O menino diz ao piloto/narrador sobre o seu planeta natal, um asteroide, e suas viagens a outros mundos no universo, e eles formam um laço pouco provável durante os oitos dias abandonados no deserto.

O livro tem encantado tanto crianças como adultos do mundo todo nos últimos 70 anos. 

A rosa, que representa o amor do Pequeno Príncipe. A raposa que demonstra a forma mais singela de cativar alguém. E cada um que habita os diferentes mundos, ensinam algo importante para a vida.

Como por exemplo:

Reconecte-se com sua criatividade da infância 

Na lição de vida apresentada no livro, crescer, não significa perder o contato com aquele toque de brincadeira e criatividade. Os adultos preferem números e ideias práticas, mas eles se esquecem de olhar além da superfície, deixar fluir e ser criativo. A medida que eles perdem a curiosidade, tornam-se mais passivos.

Estudos da Revista Psychology of Music, mostram que a criatividade e a imaginação trazem benefícios para sua saúde. Os pesquisadores mostram que estudantes de piano ficam menos estressados quando improvisam no palco. A música pode também melhorar a percepção de como expressar vocalmente uma emoção.

No decorrer da leitura, é possível captar também:

Aprecie os simples prazeres da vida

Precisamos ser menos sérios. Muitos estudos afirmam que uma boa gargalhada é excelente para levantar o ânimo e melhorar a qualidade de vida.

Em 2014, os pesquisadores da Universidade Loma Linda, na Califórnia, descobriram que as pessoas que riem mais, frequentemente têm uma memória de curto prazo melhor e sofrem menos com o estresse.

Dê um tempo a si mesmo e conheça novos horizontes

Precisamos ter coragem para explorar. Tendemos a ficar dentro de nossa “zona de conforto” porque é mais fácil do que se arriscar. Mas nós devemos usar o tempo que temos livre para ter experiências diferentes, conhecer novas pessoas e viajar pelo mundo.

Conforme afirmam psicólogos, a ansiedade que você sente ao confrontar o desafio pode até ajudá-lo a ser mais eficiente. De acordo com publicação realizada em 2013, adaptar-se às mudanças nos ajuda a sermos mais sensatos quando mais velhos.

Escolha com o coração

O Pequeno Príncipe representa a espontaneidade. Ele pensa instintivamente com o coração. A raposa descreve, que essa é única forma de descobrir o que realmente importa.

Pesquisas publicadas na Revista Organizational Behavior and Human Decision Processes, em 2012, mostra que uma decisão intuitiva pode apresentar resultados iguais ou melhores do que uma abordagem analítica.

Conforme Cholle Francis, autor de “A Inteligência Intuitiva”. relata que, nossa intuição ajuda a equilibrar decisões, servindo para fechar o vazio entre razão e instinto, 

Obviamente, O Pequeno Príncipe possui outros conselhos de vida valiosos. Se você ainda não leu, então, mergulhe neste mundo repleto de ensinamentos. E caso você já tenha lido, qual lição você tirou desta incrível história?

 


Aprenda dicas de como organizar os livros das crianças

f compartilhe
Aprenda dicas de como organizar os livros das crianças

Livros são sempre bem vindos em qualquer faixa etária. Mas saber como acomodá-los é primordial.

Vamos aprender como arrumá-los?

Organizar os livros dos filhos em prateleiras é muito importante. Mantê-los acessíveis para que tenham seu uso constante e assim leiam praticamente todos os dias é o ideal.

Crie um espaço para que a criança possa ler, assim, os livros ficarão todos dispostos em apenas um ambiente da casa.

Você pode montar o cantinho da leitura, ela incentiva as crianças e você pode ainda decorar o espaço de forma criativa e atraente.

Lembre-se, os livros devem ficar na altura das crianças para que tenham autonomia de retirar o exemplar quando quiserem. Ensinar a devolvê-los ao seu lugar, mantendo tudo organizado, também é importante.

Você pode usar prateleiras de metal ou de madeira. Existem prateleiras divertidas que você pode mandar fazer para combinar com a decoração do quarto, como por exemplo, uma prateleira árvore ou em formato de casinha.

  • Use garrafas PET para fazer uma prateleira para gibis e revistas;
  • Acomode os livros em cestos que você pode aproveitar e carregar pela casa;
  • Para livros levinhos você pode fazer um varal no quarto e pendurá-los;
  • Cubos e nichos são bem interessantes também.

Estimular o desapego constante dos livros que não estão dentro da faixa etária da criança é uma atitude bacana. Além de incentivar a passar adiante aquilo que não tem mais uso ou interesse e dar a oportunidade de leitura a outras crianças.

Adquirir novos livros e ler junto, fará com que as crianças peguem gosto pela leitura e levem para o resto da vida este prazer.


4 livros infantis para você ler com sua criança

f compartilhe
4 livros infantis para você ler com sua criança

Ler é fundamental para todo ser humano. Ler:

  • Reduz o stress
  • Ajuda a relaxar  e dormir
  • Estimula a criatividade
  • Auxilia na memorização

Excelente incentivo, principalmente quando em processo escolar.

Leia para seu filho, sempre! Este hábito fará com a criança veja a leitura como um ato normal e ela passará a exercer por gosto. E quando há o envolvimento familiar, o momento se torna especial.

Para instigar todos a se envolverem nesta rotina, separamos 4  livros infantis que podem ser uma excelente forma de reunir a família.

Coleção "sentimentos e emoções"

A ideia deste livro é abrir um canal de comunicação para que as crianças e adultos consigam identificar seus sentimentos, aprendendo desta forma a expressar suas emoções dizendo como se sentem, mas sem deixar de lado a outra pessoa.

O escritor James Misse lança um olhar diferenciado sobre o tema e nos desafia a trabalhar nossas emoções e sentimentos para que, assim, passamos ser mais felizes!

ABC da Bicharada

Neste livro, a criança aprenderá as letras brincando. O pequeno leitor conhecerá curiosidades junto de seus familiares, sobre diversos animais, por isso, aprenderá de maneira lúdica e prazerosa.

Ao identificar as letras do alfabeto de A - Z, reconhecerá as letras que formam os nomes dos animais. As informações contidas nos quadros "VOCÊ SABIA?" trarão novos conhecimentos e tornarão a aprendizagem muito mais interessante para a criança que quer aprender o alfabeto.

365 Atividades para treinar matemática

Somar, multiplicar, subtrair, contornar  labirintos em busca de suas saídas. Esse é um excelente livro para pais e filhos, descobrirem juntos o mundo dos números.

Toque-e-sinta Porquinha e os amigos da fazenda

Descubra junto da família, os animais da fazenda e divirtam-se com eles por meio deste maravilhoso livro toque e sinta. Em cada página, você vai conhecer um animal diferente, além de desfrutar de lindas ilustrações. 

Fazendo com que seu pequeno descubra novos lugares, sem sair de pertinho de você.

Todos estes exemplares, você encontra em nossa loja. Venha nos visitar e tenha bons momentos em família.


Instagram Facebook Whastapp Email
Em que posso ajudar?